Guardas Civis de São Bernardo passam por exame toxicológico

 

Prefeitura de São Bernardo do Campo – Saulo Leite da redação – 31/5/2007  –  Os 90 novos guardas municipais de São Bernardo, contratados por meio de concurso público, estão participando de um curso de formação de três meses e realizando testes médicos e físicos. O principal deles é o Riah que visa detectar se alguns dos futuros membros da corporação usaram drogas nos últimos 90 dias.

A coleta dos fios de cabelos e pêlos do corpo (axilas) foi realizada na última sexta-feira, 25 de maio, em São Bernardo, pelo laboratório Psychemedics Brasil, considerado um braço da maior empresa de toxicologia do mundo, a Psychemedics Corporation com sede na Califórnia, nos Estados Unidos, e que tem mais de 5 mil clientes de empresas e forças policiais do mundo, inclusive no Brasil.

O exame é enviado aos Estados Unidos em envelope lacrado e retorna após aproximadamente 10 dias com os resultados. Se o resultado do exame for positivo, o postulante à vaga de guarda municipal será afastado da corporação. A Guarda Civil Municipal de São Bernardo foi a primeira do Brasil a promover este tipo de exame.

O Riah é realizado a partir de uma pequena amostra de cabelo ou pêlos, com vantagens sobre exames de urina ou sangue. A análise de cabelos ou pêlos é reconhecida como a mais eficaz e segura. A amostra é colhida com a presença de testemunhas que devem assinar um documento com valor legal, exigido para que não haja possibilidade de um doador que não seja o verdadeiro ceder as amostras fraudulentamente.

O processo chamado de “coleta assistida” é imprescindível e obrigatório em processos seletivos. Os laudos são emitidos rigorosamente dentro dos padrões exigidos e o exame é completamente reconhecido pelas bancas médicas.

Outra importante vantagem é que o exame o exame não é suscetível a reações de remédios para tosse, moderadores de apetite (quando ingeridos dentro dos padrões terapêuticos), contato acidental sem ingestão da droga, etc. Isso não acontece com outras tecnologias de exames como urina ou sangue,

São pesquisados de uma só vez as 12 principais drogas em uso no mundo: Cocaína (crack,merla, etc), Maconha e derivados (skunk, haxixe, etc), Anfetaminas, Metanfetaminas (ice, speeed, etc), MDMA (Ecstasy), MDA (Ecstasy), MDE (happy ou super ecstasy), Heroína, Mofrina, Codeína, Oxicodine e PCP.

Para o comando da Guarda Civil Municipal, este exame é de fundamental importância para a corporação. O objetivo é colocar na rua, para proteger a população, homens bem preparados e de bom caráter. Tanto que o exame é realizado durante o ano com os demais membros da corporação, escolhidos através de sorteio.

A Guarda Municipal de São Bernardo está sempre inovando e foi a primeira do Brasil a exigir o segundo grau para ingresso na corporação, a utilizar veículos de grande porte (Blazer) nas rondas, e promover exames toxicológicos. A corporação conta com 700 integrantes. É a maior do gênero entre os 39 municípios da região metropolitana de São Paulo, contando com 87 viaturas entre carros e motos.